sexta-feira, 8 de maio de 2015

Moscati - O doutor que virou Santo (filme)

Giuseppe Moscati naceu em Benevento, Italia em 25 de julho de 1880. Foi o sétimo filho de uma familia nobre d'aquela cidade. Em 1884 mudou-se com a sua família a Nápoles onde viveria o resto da sua vida, morendo 12 de abril de 1927.

Seu interesse na medicina inicio-se quando seu irmão teve um traumatismo craneano por causa de um acidente em cavalo. Recebeu seu diploma no ano 1903.

Mas ele não foi um médico comum. Sempre ligado a religião Católica, praticando a castidade e tendo um grande compromisso com os mais pobres, Moscati dedicou sua vida a caridade. Ele fez de seu trabalho um instrumento para ajudar ao próximo, aliviando o sofrimento dos outros e nunca pensando em gerar lucros ou beneficios própios. Inclusive se sabe que ele não aceitava pagamento pelo seu trabalho das pessoas mais pobres, dando-lhe ele de seu próprio dinhero a seus pacentes para comprar o que presisavam. Ele tambem foi cientista e professor universitário.

Depois da sua morte se atribuiram a ele muitos milagres o que levou a Santa Igreja de Cristo a declaralo Beato em 16 de novembro de 1975 e foi Canonizado em 25 de outobro de 1987.

Moscati foi o primeiro médico moderno a ser canonizado e sua festa litúrgica é em 16 de novembro.




A vida deste médico é um grande exemplo para todos nós. Nos ensina que o amor é o mais importante e que Cristo se encontra nos outros, como se fala nas Sagradas Escrituras, Amar ao próximo como a si mesmo. A pesar das dificuldades, Moscati não teve medo nem duvidou em ajudar aos outros e fez de seu trabalho um instrumento para que Deus atuara na sua vida e na vida dos outros. Sejamos como ele e lutemos pela nossa santidade, mostrando Deus ao mundo inclusive por meio de nosso esforço laboral. 


No filme veremos sua vida e obra, ajudando as pessoas necessitadas durante uma epidemia de Cólera e das que sofreram com a erupção do vulcão Vesúvio, etc. Mas também se fala de sua vida diaria e sua grande fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário