sexta-feira, 24 de março de 2017

A VIDA INTERIOR. UM CAMINHO PARA ELIMINAR A GORDURINHA!



 Ler em Português      Leer en Español


Bem-Vindo ao blog Dieta dos Santos!




Gostaria de iniciar esse primeiro post falando deste projeto. A ideia de um blog que trate dos temas de nutrição, psicologia e espiritualidade não nasce do nada. É fruto de uma experiência de vida que tive e que estou tendo.

A ideia é aplicar tudo que aprendi, e o que estou estudando na minha vida e compartilhar.

Vou tratar de temas relacionados a estas três áreas, ligando-as sempre para ajudar as pessoas que querem emagrecer e também para quem quer dar alguns passos no caminho da santidade.

Tudo ligado pela psicologia e filosofia.

E claro, vamos ter muitas dicas de alimentação e receitas fáceis e baratas para o dia-a-dia, filmes para reflexão, livros e textos de pessoas ilustres nestes meios.

Tanto para emagrecer quanto para ser santo exigem disciplina.



A obesidade é uma enfermidade crônica que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, comprometendo a saúde da pessoa. As células de gordura aumentam até mil vezes de tamanho, depois se dividem aumentando o número, por isso ganhar peso não tem limite.

Depois disso surgem vários outros problemas crônicos como diabetes e hipertensão.

Muito semelhante à vida espiritual!

Nossas manias destrutivas e pecados se somam e se acumulam em nossa alma causando uma “obesidade espiritual”. Trazendo mais pecados graves e mais manias destrutivas.

Dizem que nosso corpo é reflexo de nossa alma e, de fato é, quanto mais leve nós somos por dentro mais leve somos por fora.

Diante desta realidade, muitas pessoas sonham em perder peso, mas isso não é uma tarefa fácil já que comer está ligado a outras coisas da nossa vida como problemas psicológicos, nossa história, o meio em que vivemos, traumas, genética etc.

Muitas vezes tentamos fazer dietas da moda ou restrição alimentar, até vamos a nutricionista e, no fundo, todo mundo que está acima do peso sabe o que tem que fazer para emagrecer, mas não consegue.

Qual o motivo? Por quê? Normalmente o motivo é uma máxima do ser humano, foge da dor e busca o prazer. Usamos a comida como escape de nossos conflitos e problemas. Quem nunca se afogou em chocolate porque está triste ou deprimido? É muito mais fácil do que encarar o problema.


Por isso, quando olhamos para as pessoas santas como São Francisco, Santa Teresa ou até mesmo o monge budista Siddharta Gautama ou Dalai Lama elas normalmente são magras, porque estão em constante contato com seu EU interior, em um constante diálogo interno. Conhecem-se bem e resolvem seus conflitos no lugar de fugir ou se esconder.

 

Alguns psicólogos dizem inclusive que a pessoa acima do peso usa a gordura como uma espécie de muro que esconde o que ela realmente é. Talvez seja verdade, mas somente saberemos quando formos capazes de parar a correria da nossa vida para falar conosco mesmos e saber o que estamos passando.

 

Somente mudando nossa realidade interna e o modo de ver o mundo é que podemos fazer algo para ser mais saudáveis, mais humanos, mais santos.

O que sugiro aqui é ser mais santo para ser mais magro e ser mais magro para ser mais saudável. É percorrer o caminho do autoconhecimento para ser livres e fazer tudo que sempre sonhamos.

Conhecer a si mesmo é saber qual é o seu potencial e seus limites, é saber sempre o próximo passo a dar e estar bem consigo mesmo, com Deus e com as pessoas. É ser capaz de encarar a realidade com um sorriso no rosto e com um coração leve.

Espero ajudar você nesta caminhada!

Espero que você possa tirar muito proveito de nosso blog, que tem como principal objetivo ajudar a você no equilíbrio físico e espiritual.

Estou animado de poder compartilhar o que sei com alguém!


Vamos emagrecer juntos?


Dica da semana
Para essa semana recomendo que assista um filme em seu tempo livre. Você pode ver pelo youtube o filme de santa Terezinha do menino Jesus e se já viu, veja com a ótica desta reflexão de hoje: silencio, oração e disciplina que mudam, não só a realidade dela, como mudou a realidade do lugar em que viveu.

Texto da semana
Também deixo um texto para que você possa ler em um momento de tranquilidade, e possa refletir sobre o que é seguir Jesus: Poema Pe. Esteban Gumucio

4 comentários:

  1. Marcos, vim por curiosidade ler esse seu primeiro post e confesso que me surpreendi com esse texto. Mais uma vez, desejo sorte e parabenizo pela sua iniciativa !..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e espero responder as suas espectativas

      Excluir
  2. muito bom!!! sucesso nessa nova empreitada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero poder ajudar com um pouco do meu conhecimento.

      Excluir