sexta-feira, 14 de abril de 2017

AUTO CONHECIMENTO, UM EXCELENTE ALIADO PARA ALCANÇAR O NUMERO DESEJADO NA BALANÇA



 Ler em Português      Leer en Español

Autoconhecimento é a especialização sobre você mesmo.



Se todo mundo sabe o que é necessário para emagrecer, porque ninguém emagrece?

Esta semana começaremos juntos um processo de mudança de mentalidade, comportamento e alimentação. Vamos dar o passo a passo necessário para mudar a vida e perder alguns quilinhos. Será um passo por semana.

Antes de começar é bom saber que esses são os passos que eu dei para perder 40 kg. Ganhei parte desse peso ao longo dos anos pela falta de cuidado próprio, entretanto, estou disposto a recomeçar esse caminho e compartilhá-lo com vocês.

É importante entender que o processo é mais lento no início porque o foco não é simplesmente emagrecer, mas dar passos na vida espiritual e buscar o equilíbrio necessário para a vida. A consequência disso é o emagrecimento e a paz de espírito.

Por isto, é essencial tentar vivenciar cada passo em cada semana e ter um caderninho espiritual para anotar suas reflexões.

 O que é necessário para emagrecer, ser saudável e ter paz interior. Passo a passo.


  1° passo: Conhece-te a ti mesmo.

A primeira coisa a considerar é um princípio básico da história. Porque estudamos história? Para melhor compreender o presente e se preparar para o futuro.

Para emagrecer esse é o primeiro passo, entender porque e como chegamos aonde estamos, descobrir porque estamos gordinhos e porque realmente comemos.

Como já falei antes no blog, para comer temos vários motivos e por isso a meditação sobre a nossa história e sentimentos ajuda muito.

Tem gente que come por ansiedade, por nervosismo ou por busca de liberdade. Você pode estar se sentindo preso a sua vida, a um trabalho que não gosta, a um curso na faculdade que não te chama mais a atenção, um relacionamento, etc. Assim o ato de comer se torna uma espécie inconsciente de rebeldia, come para se sentir livre e bem. É uma coisa que você quer e que você faz e pronto.

Pode ser, também, por busca de prazer. Você sempre quer sentir prazer e a comida é como um entorpecente que dá essa sensação. E repare que os produtos mais industrializados com mais açúcar e sódio são os mais viciantes, porque agem em nós como as drogas.

Então, esse é o primeiro passo: entender a sua história, quem é você, como e porque chegou a ser o que é.

Separe nessa semana alguns minutos para pensar em você e tentar entender o que está acontecendo.

Faça silencio e tente meditar por alguns minutos. Você pode fazer isso em casa, na tranquilidade ou no ônibus com uma música clássica nos fones de ouvido. Basta dialogar com você mesmo, levante questões importantes e tente achar respostas reais e não justificativas para seus erros.

Esse passo é o mais importante porque ele será útil em todos os outros passos e pelo resto da vida. Aprender a estar consigo mesmo ajudará você, te dará paz, tranquilidade e te fará um ser humano melhor e a amar-se.

Em resumo, nesta semana separe um tempo para meditar, mesmo que sejam 10 minutos, e busque entender de verdade quem é você.

Texto da semana
Essa semana deixo uma série de perguntas para ajudar você neste processo de autoconhecimento, você pode baixar o PDF e ler no celular e ir respondendo no seu caderno durante a semana. Ou imprimir o documento. O importante é que você responda o máximo de perguntas que puder sempre refletindo bastante sobre cada uma.
O texto foi extraído de um curso de enneagrama com psicológos da PUC no Chile.
Perguntas de autoconhecimento: Texto da semana - Autoconhecimento

Dica da semana
A dica da semana é um vídeo de um monge budista que fala da meditação. Mesmo não sendo budistas podemos aproveitar as técnicas e as dicas de respiração e relaxamento que valem para todo ser humano independente de religião: Para começar a meditar

Nenhum comentário:

Postar um comentário