terça-feira, 15 de maio de 2018

O pão que Jesus comeu



 Ler em Português      Leer en Español


Imagem de: minutodedios.fm


Olá povo de Deus, no texto de hoje trago até vocês um pouco de curiosidades sobre essa preparação tão antiga e tão presente na nossa vida de católicos. Vamos conhecer o que é o pão ázimo, e claro, temos a receita com dicas para comer fora da igreja.


Vamos lá e boa leitura!


Pão Asmo ou azimo, matzo, matzá é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. Para garantir que a massa não fermente a preparação não pode passar de 18 min.

De acordo com a tradição judaico-cristã, o pão ázimo foi feito pelos israelitas pouco antes da fuga do Antigo Egito, pelo qual não houve tempo para esperar até a massa fermentar.

Hoje, se usa no Pesach (páscoa judaica) ou a festa dos pães ázimos.




Essa tradição foi passada para nós, já que o pão usado por Jesus na última ceia era pão ázimo, e nossa Igreja a usa até hoje. Mas para facilitar a vida, passou a produzir-la de uma forma mais simples conhecida como hóstia.

Alguns anos atrás, tive a graça de ajudar por um tempo numa fábrica de hóstias e ela nada mais é do que farinha e água em uma prensa de duas chapas quente.

Usar esse pão em nossas celebrações nos liga diretamente ao povo de Israel e a sua tradição e, claro, ao próprio Cristo que escolheu este pão para ser seu corpo.




Mas não precisamos come-lo só em formatos de hóstias ou em alguma Páscoa judaica. Você pode, de forma rápida e simples, fazer esse pão aí na sua casa, é muito simples e precisa de pouca coisa.


Vamos lá ver e aprender a fazer!


Ingredientes



100 g de farinha de trigo (normal ou integral)

3/4 de colher de chá de óleo

1/2 colher de chá de sal

75 ml de água fria




MODO DE PREPARO



Misture a farinha de trigo, o óleo e a colher de chá de sal. Acrescente 75 ml de água fria e amasse durante cinco minutos.

Divida em 6 pedaços iguais, formando bolinhas

Achate cada uma delas com a própria mão ou com um rolo, de modo que a massa fique bem fina, quase transparente.

Em uma frigideira grande, antiaderente e bem quente, asse como uma panqueca até tomar uma cor dourada, é muito rápido. Não untar a frigideira.

Depois coloque-os numa bandeja e sirva-os.




Esse pão é muito bom e como não tem um gosto marcante pode ser usado em muitas preparações. Você pode rechear como tacos mexicanos, pode fazer uma preparação com frango desfiado ou carne moída e enrolar na forma de cone, ou simplesmente untar na margarina e comer. Com doce de goiaba e queijo minas, é uma ótima opção para o café da manhã já que tem menos calorias que o pão francês ou biscoito de água e sal.

Se você faz o pão com farinha de trigo normal, pode adicionar a preparação um pouco de aveia ou farinha integral para subir os níveis de fibras da receita, o que faz muito bem para a saúde.



Obrigado  pela leitura e espero ter ajudado e acrescentado algo de conhecimento para sua vida.


Curta e compartilhe nossos textos e se fizer esse pão diga aí nos comentários como ficou.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário