sexta-feira, 18 de maio de 2018

Você que escolhe seu futuro!



 Ler em Português      Leer en Español

Uma reflexão sobre futuro e liberdade


Foto: Pixabay

Olá povo de Deus. Já estamos no quinto mes do ano, e acredito que vocês devem lembrar nos meses de dezembro e janeiro muitas pessoas fazendo predições do que vai a contecer neste 2018. Inclusive há muitos que visitam esses tipos de pessoas para saber como enfrentar o novo ano.

E é exatamente disso que vamos falar hoje. Vamos refletir sobre liberdade e futuro. Entenderemos que nossa vida não está determinada e como isso garante nossa liberdade.


Então vamos ao texto e boa leitura!

O que é liberdade?


A primeira coisa que temos que entender é que a razão é o que nos assemelha a Deus, e por consequência, é ela que nos dá a liberdade.

Sendo assim, a liberdade é algo intrínseco em nós. Uma das tantas dávidas que temos desde nosso nascimento, e que sempre foi importante até na história da humanidade (liberdade para escolher com quem se casar, liberdade de escolher nossa religião, liberdade de expressão, liberdade de trabalhar, etc.)

Foto: Pixabay

Para nós, a liberdade é algo fundamental, muito falado mas pouco meditado. Não vou entrar em grandes questões de filosofia ou teologia, mas deixo claro aqui que a liberdade faz parte do anseio natural do homem. E escolher nossos caminhos e nosso futuro faz parte direta dessa liberdade.

Ou seja, ser livre é escolher nossos caminhos, é uma condição natural para nós.

O futuro nas nossas mãos... Ou não


Entendendo sobre essa realidade que envolve a liberdade, podemos entrar no tema do futuro.

Uma frase que vi no filme Kung Fu Panda e que diz muito sobre isso, é a que o mestre Oogway diz ao Po:

"Ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva, é por isso que se chama presente".




Isso é um fato. Nós estamos no tempo, mas não estamos presos a ele, o que passou passou e nós apenas ficamos com as consequências. O que vamos fazer de agora para frente ainda não existe, e cabe a nós assumir as rédeas da vida e escolher os caminhos que seguiremos.

O futuro que existe são só possibilidades e não fatos. Por exemplo, uma madeira pode ser qualquer coisa no futuro. Uma cadeira, uma mesa ou um lápis, as possibilidades são infinitas, mas é o marceneiro que vai decidir o que ele vai ser.

Diferente da madeira, nós somos semelhantes a Deus e temos liberdade, logo, nós escolhemos o que vai ser do nosso futuro. Diante de nós existem milhares de possibilidades e não temos como conhecer todas elas, mas temos que escolher um caminho e assumir as consequências dessas escolhas.

Por isso temos que analisar bem os caminhos e suas consequências, e assim, seremos capazes de assumi-las.

Muita gente por medo do futuro ou por não querer a responsabilidade de tomar uma decisão, confia suas vidas e sua liberdade a cartomantes ou pessoas que dizem prever o futuro. Na verdade, tudo que você faz ao usar destes artifícios é ser escravo de um caminho que outro determina para você, negando sua liberdade de escolha, porque o que essas pessoas dizem não passa de uma possibilidade entre várias.

Foto: Pixabay


O único que conhece realmente todos os caminhos e possibilidades é Deus e Ele sabe o que é melhor para você, por isso devemos buscar N'Ele uma resposta para saber qual caminho é o mais correto, mas no fim a escolha cabe a nós e não a Ele.

Porque se uma coisa que Deus não toca é na liberdade humana. Ele pode até criar toda uma situação magnífica, abrir o mar na sua frente, mas é você que tem que escolher seguir-lo ou não.

Então, se nem Deus obriga você a fazer as escolhas de seu futuro, porque deixar que outra pessoa, que não nos conhece nem nos ama como Ele, faça isso?


Foto: Pixabay

Resumindo, fomos criados livres e para viver nossa liberdade. Nosso futuro é escolhido e vivido por cada um de nós. Não devemos passar para outros o destino de nossas vidas, mas assumir com responsabilidade as escolhas que fazemos.


Que a reflexão de hoje possa ajudar você a ver as suas escolhas com outros olhos. Que te ajude a não tomar decisões importantes baseadas no que os outros dizem ou o que as cartas dizem ou no que os búzios dizem. Mas no que seu coração e sua razão diz. Confie em você mesmo e deixe-se guiar por Deus que fala ao seu coração.



Bom fim de semana e siga-me nas redes sociais, facebook, instagran, g+ etc. Para estar atento aos novos textos. Na terça feira terá mais um texto sobre alimentação e receita, até lá!



- Para conhecer mais sobre liberdade, aqui está o post de um blogger amigo: "Responsabilidade com a minha existência..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário