terça-feira, 12 de junho de 2018

Ladrões do Tempo



 Ler em Português      Leer en Español

Cadê o meu tempo?

Foto: Pixabay


Olá povo de Deus!

Você já sentiu uma sensação estranha, quando deixa de fazer atividades produtivas como estudar ou limpar a casa, para passar o dia vendo Netflix?

Um sentimento pesado, talvez de culpa, como a voz da consciência que diz: "tanta coisa para fazer e você aí vendo tv?"

Pois é, no texto de hoje vamos dar continuidade no tema do último post e vamos refletir sobre os "ladrões de tempo" que arrasam nossas vidas e de onde eles surgiram.


Vamos lá!!!


Antes de entrar no tema, devemos lembrar o que foi visto no post "Você está sem tempo?". Nesse post vemos como o tempo é importante, divino e como as horas existem para nos lembrar do cuidado de Deus (se você ainda não leu pare agora e leia, para que este post aqui fique mais claro. Clica aqui 👆 no nome azul e veja!)

Alguém roubou meu tempo!


Agora vamos refletir como deixamos esse tempo, tão importante, escapar por nossos dedos sem darmos conta.

Os ladrões são aqueles que levam algo que nos pertence de forma sorrateira ou de forma bruta, neste caso eles levam nosso, precioso, tempo sem que percebamos.

Se pararmos por um instante e refletirmos veremos que temos 24hs por dia e que tem pessoas que fazem mil coisas neste tempo e outros que fazem pouco ou nada. Como é possível?

É simples, uma pessoa conhece os ladrões de tempo e a outra não.

Se os ladrões andassem na rua com uma placa gigante dizendo: "eu sou ladrão e vou te roubar" todos evitariam estas pessoas. A ideia, aqui é a mesma; conhecendo quem é que está roubando seu tempo você pode fugir.

Resumindo, os ladrões de tempo são tudo aquilo que está em nossa vida e simplesmente tomam um tempo que poderíamos estar usando para algo mais proveitoso, como o crescimento pessoal ou formação. É tudo que nos faz perder tempo!

Ladrões do tempo

Fotos: Pixabay


Vou citar aqui alguns dos ladrões mais conhecidos, leia e reflita sob a luz da sua vida:

  • A televisão tem um destaque por estar em praticamente todas as casas. Com a desculpa de ficar bem informado(a) ou de relaxar um pouco, somos capazes de passar horas rodando por centenas de canais na tv a cabo ou no Netflix. Horas que são preciosas e que podemos usar para muitas coisas. Quantas vezes deixamos de lavar a louça ou sair para ficar fazendo maratona de séries?


  • Outro vilão do tempo é o computador, que do mesmo modo que a TV nos leva muito tempo, às vezes sentamos para fazer um trabalho ou ver algo importante, mas antes, damos uma olhadinha rápida no Face. Quando vemos, já foram 2 ou 3hs e não fizemos nada.

  • Para muita gente o vídeo game é o grande vilão, pensado para tomar muito tempo, ele ocupa as casas de muitos brasileiros, sem perceber ele nos leva de 5 a 6hs quando o jogo é bom e tem uma história cativante.

  • O celular e suas redes sociais também roubam o nosso tempo, não só porque poderíamos fazer outras coisas, mas porque com ele acabamos gastando um tempo de convivência com o outro. Por exemplo, quando saímos, no lugar de conversar com uma pessoa real, ficamos presos nas fotos que estão postando, no que outros estão fazendo ou até mesmo conversando com pessoas que estão longe e ignorarmos aquela que está ali conosco.


  • Um ladrão que roubou muito do meu tempo e o de muita gente é o trabalho longe de casa. Eu gasto 2 hs para ir trabalhar e 2hs para voltar, ou seja, são 4hs ao dia, perdidas de segunda a sexta. Eu gastava esse tempo com besteira e bobagens nas redes sociais ou vendo filme, agora eu estudo, leio e escrevo para o blog. Quando estou no ônibus onde é mais complicado escrever, escuto podcasts ou palestras que baixo da internet.


  • Outros grandes ladrões de tempo, são as pessoas e relacionamentos complicados. As vezes alguém está em um relacionamento que sabe que não tem futuro, sabe que mais cedo ou mais tarde vai acabar, mas por comodismo ou covardia arrastam essa história por anos, atrasando a sua vida e a vida do outro. Esse é um dos mais complicados de reconhecer.


Agora, depois de conhecer os ladrões, pense em todos esses momentos que se sentiu mal por ter um dia perdido por causa deles e tenha em mente: Esse tempo perdido não volta mais!

Mas calma, que tudo tem solução, e a palavra-chave é equilíbrio.

Aproveitemos nosso tempo com sabedoria


Foto: Pixabay


Depois de tudo isso e de conhecer as coisas que te roubam tempo, você pode evitá-las e aproveitar melhor seu dia. Tenha sempre em mente que as únicas coisas que levamos desta vida é o que está marcado em nossa alma, que é o amor e o conhecimento.

Aproveite o tempo para estudar algo que você goste, para ajudar as pessoas, para fazer silêncio, para ler um bom livro ou até mesmo para ver um filme que traga algo de cultura para você.

O importante é que pouco a pouco avancemos e sejamos melhores pessoas. Uma boa dica que li uma vez na internet é de pensar "o que aprendi de novo hoje?". Não se trata de se estressar e exigir coisas impossíveis á você mesmo. Mas um passo de cada vez, levarão você aonde você quer chegar.

Concluo ressaltando que essas coisas, esses ladrões em si mesmos, NÃO SÃO ruins, o ruim é o nosso desequilíbrio e a forma como lidamos com essas coisas. Tv, celular, vídeo game tudo isso nos ajuda muito a desestressarmos e relaxarmos, desde que saibamos usa-los com muita moderação.

O tempo é precioso, é divino e precisamos vivê-lo com sabedoria e com as pessoas que amamos.

Convido você a refletir sobre a sua vida e descobrir, o que está roubando seu tempo hoje? E assim começar a trilhar um caminho com mais tempo para você mesmo(a).


No próximo texto vamos falar sobre as consequências de deixar que roubem nosso tempo.


Espero ter ajudado você!


Curta nossa página no Face e siga-me no Instagram para ficar por dentro das postagens e até sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário